Negociando com o Banco

Voltando a nossa serie de Dicas de economia doméstica que vai mudar a sua vida, Se você perdeu o primeiro é só clicar no link a cima.
Hoje vamos falar sobre o tão confuso sistema bancário pode estar ganhando nosso dinheiro além dos  temidos juros

#2 Livre se de Tarifas bancarias 

Você pode até não perceber, mas talvez esteja pagando por serviços bancarias que você não usa.
É possível saber o quanto seu banco cobra de tarifas mensais a partir do seu extrato bancário. Entre em contato com seu gerente e solicite uma mudança de conta para uma Conta de Serviços Essenciais, nesta modalidade os bancos são proibidos de cobrar tarifas.
Fiz uma breve pesquisa para saber qual dos principais bancos oferecem a conta de Serviços Essenciais e como funciona me deparei com o site do Banco Central do Brasil onde especifica quais serviços gratuitos o banco pode oferecer.
Segundo o próprio site do BCB:
As instituições financeiras são obrigadas a disponibilizar a pessoas naturais os pacotes padronizados de serviços prioritários constantes da tabela II anexa à Resolução 3.919/2010 e das tabelas I, II e III anexas à Resolução 4.196/2013. Essa padronização ajuda o cidadão a escolher a instituição financeira que ofereça as tarifas mais baratas
Você pode visualizar as tabelas no seguinte link:
https://www.bcb.gov.br/Fis/Tarifas/tarifas3594.asp


2.1 Cartão de crédito
Aproveita sua ida ao banco e negocie também a anuidade do seu cartão de crédito. Caso a operadora de cartão de credito não colabore, não hesite em ameaçar mudar para o concorrente. Hoje em dia há diversas opções de cartões de créditos sem anuidade, o mais popular é o Nubank.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code