Esse semestre tive o prazer de ser apresentada a essa linda biografia, que apesar de bem curta é de uma beleza imensurável devido a grande lição de vida que ela nos transmite.
Shirley Vilhalva já inicia o texto com um poema que mexe com o coração só de ler, fazia um tempo que eu não chorava ao ler um livro, imaginar estar na realidade silenciosa de um surdo é de mexer com as estruturas, faz a gente pensar em todas as vezes que fomos ingratos ou ate mesmo soberbos, porém vale lembrar que o intento não é o drama, apenas o relato muito bem feito provocando uma imersão profunda dentro de uma realidade silenciosa que é muito visual. Todos os detalhes que ela nos dá, a estruturação de suas lembranças, como ela fazia para identificar as emoções a partir das expressões faciais. Todos esses detalhes que aprendemos na sala de aula, porém não entendemos por estar sendo explicado de maneira técnica, o livro nos permite compreender melhor.
Antes eu costumava usar o recurso de fingir que estou em pais estrangeiro para me sentir diferente na minha língua, porém essa simulação nunca será completa. Há nuances na surdez que é bem difícil de ser reproduzida por tentativas superficiais de uma pequena simulação. Esse livro nos permite isso, com tanta riqueza, sem cair no vitimismo, muito pelo contrario, o livro empondera.
Shirley foi perfeita em toda sua narrativa, foi perfeita em sua vida, é um exemplo de superação, devemos aprender com ela, apoiar sua causa, mesmo que ela fosse ouvinte ou até mesmo cega, percebemos a garra dessa mulher de não ser diminuída por um simples detalhe, quem nem deve ser considerado um detalhe para ser diminuído. Em todo momento ela foi autora de sua historia e nos deu uma grande lição de vida. Agora nos resta entender, respeitar e nos dedicar para que possamos somar durante aos nossos amigos, que muitas vezes só precisam uma palavra, ou até mesmo, um sinal amigo.
Vale a pena ler, são apenas 76 páginas, dá para ler em um dia. O livro está disponível nesse link em PDF: http://editora-arara-azul.com.br/pdf/livro1.pdf
VILHALVA, Shirley. Despertar do Silêncio. Rio de Janeiro: Arara Azul, 2004.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.